Pedreiro e servente: qual é o papel de cada um deles na obra?

Fonte: Reprodução: Pinterest

Para que um projeto saia do jornal e se transforme na casa dos nossos sonhos, contamos com dois especialistas muito importantes na construção civil: pedreiros e servente. Mas você conhece o papel deles no trabalho? Você entende as funções, as qualificações exigidas e a remuneração adequada para cada indivíduo?

 Se você não sabe ou não tem tanta certeza, este post vai ajudar. Dizemos a você o que um empreiteiro pode esperar e o que ele pode pedir a esses profissionais para alcançar o resultado desejado. Confira!

Entenda qual é a função do pedreiro

O pedreiro é o profissional que realiza trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais comumente utilizados na construção civil. Começa com a construção, renovação e reparação de projectos de edifícios elaborados por engenheiros e arquitectos.

 É conduzido diariamente pelo engenheiro ou encarregado. Embora existam pedreiros que se especializam em certas áreas do trabalho, eles geralmente são os responsáveis ​​pela execução do projeto, eles o tiram do papel e o colocam em prática.

 O pedreiro geral é o profissional, que pouco faz de tudo em obra: conhece, entre outras coisas, alvenaria (construção de estruturas e paredes), reboco, assentamento de azulejos e pisos, sistemas hidrosanitários ou para portas e janelas.

 Mas, a maioria das pessoas, e isso também se aplica aos pedreiros, elas não têm as mesmas habilidades para todas as tarefas. É possível que um profissional seja excelente na parte de alvenaria, mas não termine com a perfeição que gostaria. É por isso que é sempre importante prestar atenção ao trabalho que está sendo feito. Não apenas escolha com cuidado o trabalho do profissional, mas se possível, escolha especialistas para cada tarefa. Desta forma, sua construção recebe a qualidade desejada em todos os aspectos.

Formação profissional em pedreiro

 Durante muito tempo, os pedreiros foram treinados na prática e aprenderam com outros profissionais experientes. Nos últimos anos, porém, o mercado se tornou mais seletivo e surgiu a necessidade de investir em treinamento.

 Hoje existem cursos especiais para a formação de pedreiros que abordam não apenas tarefas gerais, mas funções específicas. Os graduados do curso adquirem conhecimentos técnicos básicos para serem bons no que fazem.

Entenda qual é a função do servente

O servo participa de várias tarefas em uma edificação: preparação do canteiro de obras, massa de concreto, limpeza e compactação do solo. Ele também pode trabalhar na demolição de edifícios e inspecionar máquinas de construção.

 Apesar de não necessitar ter tanto conhecimento técnico como o pedreiro, este profissional deve ter uma grande disposição física e capacidade para realizar as tarefas exigidas.

 A sua principal função é ajudar o pedreiro com tudo o que ele pede. Essa função de servir agrega muito à produtividade, pois o profissional não precisa parar para pegar ferramentas, preparar e carregar massa, tijolos, areia, cimento, etc.

 Embora o servente seja menos valorizado no mercado, ele tem a oportunidade de aprender muito com o profissional experiente que auxilia. Em geral, tem pouca autonomia e faz essencialmente o que o pedreiro determina.

O servente pode entrar no mercado sem nenhum preparo técnico. Nesse caso, ele aprende seu papel no trabalho e observa a atuação do pedreiro.

Porém, já existe treinamento técnico para este serviço. Se você se preparar adequadamente, terá mais chances de fazer um bom trabalho, obter indicações e avançar em sua carreira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.